Objetivos para o terceiro e quarto ciclo
Participar atividades de natureza relacional respeitando as características físicas, de desempenho motor e sem discriminar.
Adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade. Saber as diferenças entre o contexto amador, recreativo, escolar e profissional. Evitar uma conduta excessivamente competitiva.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar das manifestações culturais.
Conhecer e respeitar os limites do seu corpo.
Organizar e praticar atividades corporais.
Analisar os padrões de saúde, beleza e desempenho despertando um senso crítico.
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, requerendo locais para a prática de atividades.
Conteúdos para o terceiro e quarto ciclos
Atitudes: Conhecimento sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas
Predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Valorização dos efeitos da prática da atividade física.
Superação de limites pessoais.
Aprender a competir de forma saudável.
Aplicar a técnica e tática adquirida.
Criar, transformar e adaptar regras para a inclusão de todos.
Valorização dos jogos recreativos e danças populares
Cooperação.
Valorização da cultural corporal.
Valorização de uma prática segura de atividade física.
Respeito as emoções dos colegas.
Respeito a integridade física e moral do colega.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Identificação das capacidades físicas básicas.
Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
Identificação das capacidades orgânicas ligadas ao exercício.
Contração muscular: relaxamento e contração.
Circulação cardiovascular: frequencia cardiaca.
Captação de oxigênio: frequência respiratória.
Utilização de alguns relações como indicadores da intensidade do esforço (frequência cardíaca e respiratória).
Efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde
Benefícios, riscos, indicações e contra-indicações.
Aquecimento para preparação de uma prática física.
Elaboração de programas de condicionamento físico.
Trabalhos de automotivação.
Adoção de hábitos para uma boa postura e conscientização corporal.
Compreensão da dimensão emocional.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
A inclusão e exclusão da mulher no esporte.
Mídia e o esporte-espetáculo.
Esporte violência.
Transformação do jogo em esporte.
História das olimpíadas.
Inclusão e exclusão do negro no esporte.
Imigrantes e a cultura corporal do movimento.
Preconceitos relacionados a determinadas etnias e PNE.
Desenvolvimento das capacidades físicas.
Repetição e a qualidade do gesto esportivo.
Habilidades específicas relacionadas ao esporte e jogos.
Vivência de esportes radicais e alternativos.
Tática coletiva.
Participação em competições.
Compreensão das transformações das regras.
Adaptação das regras.
Lutas e ginásticas
Compreensão do ato de lutar.
Lutas x violência.
Lutas e a mídia.
Luta como defesa.
Capacidades físicas e habilidades motoras.
Técnica e tática (ataque e defesa).
Forma recreativa e competitiva.
Aspectos históricos e sociais das ginásticas.
Movimentos ginásticos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos históricos e sociais das danças.
Equilíbrio entre técnica e movimento livre.
Rítmo próprio e grupal.
Desenvolvimento da noção espaço/ tempo.
Danças populares.
Avaliação no terceiro e no quarto ciclos
Deve levar em consideração a faixa etária, autonomia e discernimento. É um processo contínuo.
Critérios de avaliação
- Realizar as práticas da cultura corporal do movimento
Se o aluno age de forma cooperativa, respeitosa, digna, solidaria e inclusiva.
- Valorizar a cultura corporal do movimento
- Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida
Orientações didáticas
- Mídia, apreciação e crítica
Mídia deve ser objeto de ensino e aprendizagem, como meio (educar com a mídia) e fim (educar para a mídia).
Olhar sobre os conteúdos
<< ANTERIOR INÍCIO >>
Participar atividades de natureza relacional respeitando as características físicas, de desempenho motor e sem discriminar.
Adotar atitudes de respeito, dignidade e solidariedade. Saber as diferenças entre o contexto amador, recreativo, escolar e profissional. Evitar uma conduta excessivamente competitiva.
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar das manifestações culturais.
Conhecer e respeitar os limites do seu corpo.
Organizar e praticar atividades corporais.
Analisar os padrões de saúde, beleza e desempenho despertando um senso crítico.
Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, requerendo locais para a prática de atividades.
Conteúdos para o terceiro e quarto ciclos
Atitudes: Conhecimento sobre o corpo; Esportes, jogos, lutas e ginásticas; Atividades rítmicas e expressivas
Predisposição para responsabilizar-se pelo desenvolvimento de suas capacidades físicas.
Valorização dos efeitos da prática da atividade física.
Superação de limites pessoais.
Aprender a competir de forma saudável.
Aplicar a técnica e tática adquirida.
Criar, transformar e adaptar regras para a inclusão de todos.
Valorização dos jogos recreativos e danças populares
Cooperação.
Valorização da cultural corporal.
Valorização de uma prática segura de atividade física.
Respeito as emoções dos colegas.
Respeito a integridade física e moral do colega.
Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Identificação das capacidades físicas básicas.
Condicionamento físico e desenvolvimento das capacidades físicas.
Identificação das capacidades orgânicas ligadas ao exercício.
Contração muscular: relaxamento e contração.
Circulação cardiovascular: frequencia cardiaca.
Captação de oxigênio: frequência respiratória.
Utilização de alguns relações como indicadores da intensidade do esforço (frequência cardíaca e respiratória).
Efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde
Benefícios, riscos, indicações e contra-indicações.
Aquecimento para preparação de uma prática física.
Elaboração de programas de condicionamento físico.
Trabalhos de automotivação.
Adoção de hábitos para uma boa postura e conscientização corporal.
Compreensão da dimensão emocional.
Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
A inclusão e exclusão da mulher no esporte.
Mídia e o esporte-espetáculo.
Esporte violência.
Transformação do jogo em esporte.
História das olimpíadas.
Inclusão e exclusão do negro no esporte.
Imigrantes e a cultura corporal do movimento.
Preconceitos relacionados a determinadas etnias e PNE.
Desenvolvimento das capacidades físicas.
Repetição e a qualidade do gesto esportivo.
Habilidades específicas relacionadas ao esporte e jogos.
Vivência de esportes radicais e alternativos.
Tática coletiva.
Participação em competições.
Compreensão das transformações das regras.
Adaptação das regras.
Lutas e ginásticas
Compreensão do ato de lutar.
Lutas x violência.
Lutas e a mídia.
Luta como defesa.
Capacidades físicas e habilidades motoras.
Técnica e tática (ataque e defesa).
Forma recreativa e competitiva.
Aspectos históricos e sociais das ginásticas.
Movimentos ginásticos.
Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos históricos e sociais das danças.
Equilíbrio entre técnica e movimento livre.
Rítmo próprio e grupal.
Desenvolvimento da noção espaço/ tempo.
Danças populares.
Avaliação no terceiro e no quarto ciclos
Deve levar em consideração a faixa etária, autonomia e discernimento. É um processo contínuo.
Critérios de avaliação
- Realizar as práticas da cultura corporal do movimento
Se o aluno age de forma cooperativa, respeitosa, digna, solidaria e inclusiva.
- Valorizar a cultura corporal do movimento
- Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida
Orientações didáticas
- Mídia, apreciação e crítica
Mídia deve ser objeto de ensino e aprendizagem, como meio (educar com a mídia) e fim (educar para a mídia).
Olhar sobre os conteúdos
<< ANTERIOR INÍCIO >>
Nenhum comentário:
Postar um comentário