Estrutura da aula
Primeira parte
Roda de conversa sobre o que será feito na aula.
Segunda parte
Práticas
Terceira parte
Roda de conversa sobre o que foi feito na aula
Autonomia é a capacidade de se autogovernar.
Conduta motora se organiza em: habilidades de manipulação, manutenção da postura e de locomoção.
Exercício corporal
Tem relação com o trabalho e atendimento de uma necessidade localizada, ele prepara para uma finalidade.
O jogo
Não se relaciona com o passado ou o futuro é uma atividade do presente. O jogo basta por si só. Ele tem um caráter pedagógico forte.
É necessário que as atividades da educação física superem a da rua. Os conteúdos da quadra tem que passar por uma sistematização.
O fazer mental que nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.
É uma característica do jogo o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas. A coordenação que não se exercita atrofia-se.
Inicialmente o jogo é apenas sensório-motor depois simbólico.
Autonomia é a capacidade de autogoverna-se.
Oito categorias das sensações:
auditivas, olfativas, gustativas, térmicas, táteis, álgiccas e espacias.
O ser humano nasce sem habilidades inatas prontas, mas está dotado de meios para se adaptar a seu meio cultural.
A conduta motora se divide em 3 áreas:
Exercício corporal - faz o atendimento de uma nescessidade localizada temporalmente.
Jogo - não está relacionado ao passado nem ao futuro é uma atividade do presente.
O fazer mental nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.
Característica do jogo é o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas.
Espiral da aprendizagem
Primeira parte
Roda de conversa sobre o que será feito na aula.
Segunda parte
Práticas
Terceira parte
Roda de conversa sobre o que foi feito na aula
Autonomia é a capacidade de se autogovernar.
Conduta motora se organiza em: habilidades de manipulação, manutenção da postura e de locomoção.
Exercício corporal
Tem relação com o trabalho e atendimento de uma necessidade localizada, ele prepara para uma finalidade.
O jogo
Não se relaciona com o passado ou o futuro é uma atividade do presente. O jogo basta por si só. Ele tem um caráter pedagógico forte.
É necessário que as atividades da educação física superem a da rua. Os conteúdos da quadra tem que passar por uma sistematização.
O fazer mental que nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.
É uma característica do jogo o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas. A coordenação que não se exercita atrofia-se.
Inicialmente o jogo é apenas sensório-motor depois simbólico.
Autonomia é a capacidade de autogoverna-se.
Oito categorias das sensações:
auditivas, olfativas, gustativas, térmicas, táteis, álgiccas e espacias.
O ser humano nasce sem habilidades inatas prontas, mas está dotado de meios para se adaptar a seu meio cultural.
A conduta motora se divide em 3 áreas:
- Habilidades de manipulação
- Manutenção da postura
- Locomoção
Exercício corporal - faz o atendimento de uma nescessidade localizada temporalmente.
Jogo - não está relacionado ao passado nem ao futuro é uma atividade do presente.
O fazer mental nasce da prática retorna a ela, corrigindo, reforçando, aperfeiçoando e avaliando.
Característica do jogo é o prazer funcional da ação, a repetição de habilidades que já foram dominadas.
Espiral da aprendizagem
- assimilação de uma nova situação
- repetição para não perder a habilidade
- repetição para manutenção
- repetição para aperfeiçoar
- encorajamento para um novo desafio
No início o jogo é apenas sensório-motor e depois é sucedido pelo jogo simbólico.
Referências
FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009.
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