Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

5 Resumo PCN ensino fundamental 5º a 8º série

Organização dos conteúdos
Saber fazer (procedimental) pensar (conceitual) e sentir (atitudinal)

Atitudes: conhecimento conhecimento sobre o corpo; esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas
Cooperação e solidariedade, diálogo, valorização da cultural nacional, busca do conhecimento e crítica, respeito, predisposição para o novo, cultivar bons hábitos, saber competir, adequar as regras para incluir os colegas, respeitar as diferenças dos gênero e valorização da cultura corporal.

Conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo.
Boa postura, vivências de diversas formas de movimento, efeitos da atividade física sobre o corpo, caracteristicas masculinas e femininas.



Conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Aspectos históricos e sociais relacionados aos esportes, jogos, lutas e ginásticas, prática de forma recreativa, jogos cooperativos, desenvolvimento das capacidades físicas, aspectos relacionados a repetição e a qualidade do movimento, aperfeiçoamento de ahbilidades específicas, vivência de aspectos técnicos e táticos, criação de jogos, vivência de esportes (individuais e coletivos) num contexto participativo e competitivo, organização de eventos.

Conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Aspectos sociais e históricos da dança, percepção de ritmo, espaço, tempo, danças folclóricas, construção de coreografias e danças urbanas.

Diversidade
Acesso a diversas fontes de informação e diversidades de atividades.

Autonomia
Para se organizar, construção, pelo aluno, do seu próprio discurso conceitual, procedimental e atitudinal.


Aprendizagem específica
No final do ensino fundamental vão se consolidando necessidades e possibilidades de aprendizagem cada vez mais específicas. Aos poucos deve se fazer um aprofundamento em direção da técnica e da satisfação pautada em interesses de natureza conceitual, procedimental ou atitudinal. Esse aprofundamento não deve estar centrado naquilo que o aluno quer fazer, ele deve articular a compreensão de si mesmo, do outro e da realidade sociocultural.

<< ANTERIOR    PRÓXIMO >>




Nenhum comentário:

Postar um comentário