-->
1-(Quissamã/2009) Os conteúdos de aprendizagem, dentro dos PCNs, são apresentados em 3 blocos, que são formas de organizar o conjunto de conhecimentos abordados, segundo os diferentes enfoques que podem ser dados:
1º conhecimentos sobre o corpo; 2º esportes, jogos, lutas e ginásticas; 3º atividades rítmicas e expressivas.
Os conteúdos são apresentados dentro destes blocos segundo quais categorias?
a)Instrumental, comportamental e logística
b)Conceitual, procedimental e atitudinal
c)Conceitual, tecnicista e longitudinal
d)Instrumental, procedimental e longitudinal
e)Programático, sensorial e argumentação
2-(Quissamã/2009) Os parâmetros curriculares nacionais consideram que a avaliação deve ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor e seus instrumentos de avaliação deverão atender a demanda dos objetivos educativos.
Sendo assim, o professor de educação física deve avaliar de forma contínua que compreende as fases
a)mensal, bimestral e anual
b)teórico, prático e comportamento
c)diagnóstico, somativo e formativo
d)motor, cognitivo e afetivo
e)integração, segurança e aptidões
3-(Caxias/2005) A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais adotou a distinção entre organismo (no sentido estritamente fisiológico) e corpo (em um contexto sociocultural) e abordou os conteúdos da Educação Física como:
a)atividades educacionais e de rendimento
b)um somatório de atividades biológicas, psicológicas e sociais que visam à formação moral e cívica do cidadão
c)expressão de produções culturais, conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos
d)ações que contribuam para a efetivação de objetivos afetivos, cognitivos e psicomotores, em nome da segurança nacional.
e)atividades educacionais fundamentadas na fisiologia e nas técnicas desportivas
4- (Rio de Janeiro/2010) Em observância aos critérios de avaliação definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (1997), o critério que é dirigido ao 4º e 5º ano é:
a) enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras
b) valorizar e apreciar diversas manifestações da cultura corporal, identificando suas possibilidades de lazer e aprendizagem
c) interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais, ou de gênero
d) participar das atividades respeitando as regras e a organização
5- (Rio de Janeiro/2010) Leia o fragmento de reportagem abaixo:
Como explorar a corrida de orientação e o trekking
Geralmente praticado em meio a natureza, a atividade (corrida de orientação) guarda semelhanças com o trekking, um esporte de aventura. Em ambos, os participantes devem escolher a melhor rota para percorrer um terreno pouco conhecido e cheio de obstáculos e passar pelos postos de controle antes de cruzar a linha de chegada. Porém, na corrida de orientação, a luta pe contra o relógio e a disputa é individual e no trekking os competidores são divididos em equipes e as regras ditam quem vence mais se aproximar do tempo estipulado de duração da prova.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere ao tema transversal Meio Ambiente, a inclusão desse tipo de atividade nas aulas de Educação Física deve ser discutida e compreendida no contexto:
a) da aptidão física
b) da indústria do lazer
c) dos esportes radicais
d) da individualidade biológica
6- (Rio de Janeiro/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física no ensino Fundamental apontam uma diferença de competência entre meninos e meninas que cursam, por exemplo, o 1º e 2º anos (primeiro ciclo) por razões socioculturais. Uma das propostas para alterar esse quadro é a inclusão no planejamento de:
a) campeonato de futebol
b) estafetas
c) pique-esconde (ou esconde-esconde)
d) danças folclóricas
7- (Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, com base no texto constitucional, princípios que orientam a educação escolar. São eles:
a) dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, justificativa e participação
b) justificativa, participação, corresponsabilidade pela vida social e igualdade de direitos
c) corresponsabilidade pela vida social, dignidade da pessoa humana, justificativa e igualdade de direitos
d) dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social
e) participação, igualdade de direitos, justificativa e corresponsabilidade e pela vida social
8-(Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a Educação Física garante aos alunos acesso a conhecimentos práticos e conceitos; considera as características do aluno em todas as suas dimensões, independente do conteúdo escolhido; afirma que seus diversos conteúdos são direitos de todos, ampliando a contribuição da educação Física para o exercício da cidadania. a referida proposta entende a Educação Física como:
a) cultura do movimento
b) aptidão física
c) desporto
d) cultura corporal
e) lazer
9-(Lima/2010) O corpo é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de "partes" e "aparelhos", como um corpo vivo que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo etc. Para se conhecer o corpo, quais conhecimentos são abordados:
a) anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e psicológicos
b) anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos
c) fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e bioquímicos
d) fisiológicos, psicológicos, biomecânicos e bioquímicos
e) psicológicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos
10-(Lima/2010) Atualmente, a produção teórica da Educação Física aponta a necessidade de se considerar também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas, presentes no corpo das pessoas que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e cidadãos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotaram a distinção entre organismo (fisiológico) e corpo (que se relaciona dentro de um contexto sociocultural) e aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimento:
a) cientificamente construidos e educativamente transmitidos
b) teoricamente produzidos e democraticamente ministrados
c) teoricamente produzidos e nacionalmente ministrados
d) cientificamente elaborados e socialmente transmitidos
e) historicamente acumulados e socialmente transmitidos
<< GABARITO >>
Referências
LIMA, Alex de. Educação física: mais de 400 questões com gabarito comentado. Rio de janeiro, Elsevier, 2010.
Os conteúdos são apresentados dentro destes blocos segundo quais categorias?
a)Instrumental, comportamental e logística
b)Conceitual, procedimental e atitudinal
c)Conceitual, tecnicista e longitudinal
d)Instrumental, procedimental e longitudinal
e)Programático, sensorial e argumentação
2-(Quissamã/2009) Os parâmetros curriculares nacionais consideram que a avaliação deve ser de utilidade, tanto para o aluno como para o professor e seus instrumentos de avaliação deverão atender a demanda dos objetivos educativos.
Sendo assim, o professor de educação física deve avaliar de forma contínua que compreende as fases
a)mensal, bimestral e anual
b)teórico, prático e comportamento
c)diagnóstico, somativo e formativo
d)motor, cognitivo e afetivo
e)integração, segurança e aptidões
3-(Caxias/2005) A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais adotou a distinção entre organismo (no sentido estritamente fisiológico) e corpo (em um contexto sociocultural) e abordou os conteúdos da Educação Física como:
a)atividades educacionais e de rendimento
b)um somatório de atividades biológicas, psicológicas e sociais que visam à formação moral e cívica do cidadão
c)expressão de produções culturais, conhecimentos historicamente acumulados e socialmente transmitidos
d)ações que contribuam para a efetivação de objetivos afetivos, cognitivos e psicomotores, em nome da segurança nacional.
e)atividades educacionais fundamentadas na fisiologia e nas técnicas desportivas
4- (Rio de Janeiro/2010) Em observância aos critérios de avaliação definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (1997), o critério que é dirigido ao 4º e 5º ano é:
a) enfrentar desafios corporais em diferentes contextos como circuitos, jogos e brincadeiras
b) valorizar e apreciar diversas manifestações da cultura corporal, identificando suas possibilidades de lazer e aprendizagem
c) interagir com seus colegas sem estigmatizar ou discriminar por razões físicas, sociais, culturais, ou de gênero
d) participar das atividades respeitando as regras e a organização
5- (Rio de Janeiro/2010) Leia o fragmento de reportagem abaixo:
Como explorar a corrida de orientação e o trekking
Geralmente praticado em meio a natureza, a atividade (corrida de orientação) guarda semelhanças com o trekking, um esporte de aventura. Em ambos, os participantes devem escolher a melhor rota para percorrer um terreno pouco conhecido e cheio de obstáculos e passar pelos postos de controle antes de cruzar a linha de chegada. Porém, na corrida de orientação, a luta pe contra o relógio e a disputa é individual e no trekking os competidores são divididos em equipes e as regras ditam quem vence mais se aproximar do tempo estipulado de duração da prova.
(Revista Escola, Ed. 230)
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/corrida-orientacao-trekking-escola-educacao-fisica-538415.shtmlDe acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que se refere ao tema transversal Meio Ambiente, a inclusão desse tipo de atividade nas aulas de Educação Física deve ser discutida e compreendida no contexto:
a) da aptidão física
b) da indústria do lazer
c) dos esportes radicais
d) da individualidade biológica
6- (Rio de Janeiro/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física no ensino Fundamental apontam uma diferença de competência entre meninos e meninas que cursam, por exemplo, o 1º e 2º anos (primeiro ciclo) por razões socioculturais. Uma das propostas para alterar esse quadro é a inclusão no planejamento de:
a) campeonato de futebol
b) estafetas
c) pique-esconde (ou esconde-esconde)
d) danças folclóricas
7- (Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, com base no texto constitucional, princípios que orientam a educação escolar. São eles:
a) dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, justificativa e participação
b) justificativa, participação, corresponsabilidade pela vida social e igualdade de direitos
c) corresponsabilidade pela vida social, dignidade da pessoa humana, justificativa e igualdade de direitos
d) dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, participação e corresponsabilidade pela vida social
e) participação, igualdade de direitos, justificativa e corresponsabilidade e pela vida social
8-(Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a Educação Física garante aos alunos acesso a conhecimentos práticos e conceitos; considera as características do aluno em todas as suas dimensões, independente do conteúdo escolhido; afirma que seus diversos conteúdos são direitos de todos, ampliando a contribuição da educação Física para o exercício da cidadania. a referida proposta entende a Educação Física como:
a) cultura do movimento
b) aptidão física
c) desporto
d) cultura corporal
e) lazer
9-(Lima/2010) O corpo é compreendido como um organismo integrado e não como um amontoado de "partes" e "aparelhos", como um corpo vivo que interage com o meio físico e cultural, que sente dor, prazer, alegria, medo etc. Para se conhecer o corpo, quais conhecimentos são abordados:
a) anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e psicológicos
b) anatômicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos
c) fisiológicos, biomecânicos, psicológicos e bioquímicos
d) fisiológicos, psicológicos, biomecânicos e bioquímicos
e) psicológicos, fisiológicos, biomecânicos e bioquímicos
10-(Lima/2010) Atualmente, a produção teórica da Educação Física aponta a necessidade de se considerar também as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas, presentes no corpo das pessoas que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e cidadãos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais adotaram a distinção entre organismo (fisiológico) e corpo (que se relaciona dentro de um contexto sociocultural) e aborda os conteúdos da Educação Física como expressão de produções culturais, como conhecimento:
a) cientificamente construidos e educativamente transmitidos
b) teoricamente produzidos e democraticamente ministrados
c) teoricamente produzidos e nacionalmente ministrados
d) cientificamente elaborados e socialmente transmitidos
e) historicamente acumulados e socialmente transmitidos
Quer se preparar melhor para concurso público? então acesse:
<< GABARITO >>
Referências
LIMA, Alex de. Educação física: mais de 400 questões com gabarito comentado. Rio de janeiro, Elsevier, 2010.
Esses exercícios tem me ajudado a compreender os conteúdos. Parabéns a toda organização do blog.
ResponderExcluir