Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de junho de 2011

1 Resumo PCN 5º a 8º série ensino fundamental

Síntese dos princípios que norteiam a Educação Física no ensino fundamental

Princípo da inclusão
Princípio da diversidade
Categoria dos conteúdos 
Categoria conceitual - fatos, conceitos e princípios;
Categoria procedimental - ligados ao lazer;
Categoria atitudinal - ligados ao valores, normas e atitudes. Tem por objetivo minimizar o "currículo oculto".

Influências tendências e quadro atual
A Educação Física sofreu influências da filosofia positivista, área médica (higienismo), interesses militares e da pedagogia (escola nova).
Modelos ginásticos importados entre as décadas de 10 e 20: alemão, sueco e francês. E nas décadas de 50 e 60  método desportivo generalizado.
Na década de 70 houve um grande influência do pensamento militarista na Educação Física, houve um grande investimento, esse investimento se justificaria porque os hábitos esportivos iriam ajudar a criar uma população mais forte o que ajudaria no *"milagre econômico brasileiro". Um exemplo disso foi a campanha feita pela seleção brasileira de futebol na copa de 70.
No no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como "a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando". Esse decreto deu ênfase à aptidão física.
Diretrizes políticas para educação.
Devidos aos fracassos causados por essas políticas na década de 80 houve um movimento que contestou o sistema em figor. Tinha um caratér que dava ênfase a psicomotricidade.


*O "milagre econômico brasileiro" é a denominação dada à época de excepcional crescimento econômico ocorrido durante a Regime militar no Brasil, também conhecido pelos oposicionistas como "anos de chumbo", especialmente entre 1969 e 1973, no governo Médici. Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, instaurou-se um pensamento ufanista de "Brasil potência", que se evidencia com a conquista da terceira Copa do Mundo de Futebol em 1970 no México, e a criação do mote: "Brasil, ame-o ou deixe-o".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro

<< ANTERIOR  PRÓXIMA >>




Nenhum comentário:

Postar um comentário