Materialismo dialético;
Pedagogia é capaz de lidar com a complexidade, conflitividade, específicidade e globalidade da prática social que é a educação;
Pedagogia:
- Diagnóstica ( incentiva a uma leitura da realidade), judicativa (julga de acordo com uma ética que reflete os interresses de uma classe social), teleológica (alvo onde quer chegar);
Referências básicas do curriculo:
- Antropologia, biologia, filosofia, psicologia e sociologia;
Lógica formal:
- Etapismo, linearidade, fragmentação, estaticidade, unilateralidade, terminalidade;
Lógica crítico superadora:
- Totalidade, movimento, mudança qualitativa e contradição;
O aluno tem que:
- Constatar, explicar, compreender e interpretar;
Treinamento
- Deve ser entendido com um caráter pedagógico, é um método científico de preparação de determinadas atividades da cultura corporal com o objetivo de organizar a prática;
Concepção de currículo ampliado
Currículo escolar tem como eixo a constatação, interpretação, compreensão e explicação.
Ciclos
1º ciclo (pré escola até 3º série) - organização "experiência sensível"
2º ciclo (4º até 6º série) - início a sistematização "relacionar"
3º ciclo (7º até 8º série) - ampliação "pensamento teórico"
4º ciclo (1º,2º e 3º anos) - aprofundamento "reflexão"
PRÓXIMO >>
Referências
Pedagogia é capaz de lidar com a complexidade, conflitividade, específicidade e globalidade da prática social que é a educação;
Pedagogia:
- Diagnóstica ( incentiva a uma leitura da realidade), judicativa (julga de acordo com uma ética que reflete os interresses de uma classe social), teleológica (alvo onde quer chegar);
Referências básicas do curriculo:
- Antropologia, biologia, filosofia, psicologia e sociologia;
Lógica formal:
- Etapismo, linearidade, fragmentação, estaticidade, unilateralidade, terminalidade;
Lógica crítico superadora:
- Totalidade, movimento, mudança qualitativa e contradição;
O aluno tem que:
- Constatar, explicar, compreender e interpretar;
Treinamento
- Deve ser entendido com um caráter pedagógico, é um método científico de preparação de determinadas atividades da cultura corporal com o objetivo de organizar a prática;
Concepção de currículo ampliado
Currículo escolar tem como eixo a constatação, interpretação, compreensão e explicação.
Ciclos
1º ciclo (pré escola até 3º série) - organização "experiência sensível"
2º ciclo (4º até 6º série) - início a sistematização "relacionar"
3º ciclo (7º até 8º série) - ampliação "pensamento teórico"
4º ciclo (1º,2º e 3º anos) - aprofundamento "reflexão"
PRÓXIMO >>
Referências
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: editora Cortez, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário