Critérios de avaliação em Educaçãoca Física
Tem o objetivo de dimensionar os avanços e dificuldades na relação ensino aprendizagem. As avaliações hoje se prendem a conceitos biofisiologicos. Questões a serem observadas aptidão física (desde que esteja de acordo com os objetivos e conteúdos), conhecimento de jogos, brincadeiras, atividades corporais, suas regras, estratégias e habilidades desenvolvidas, grau de independência, a organização e relacionar-se com os colegas.
Ensino e aprendizagem de Educação Física no 1º ciclo
As crianças trazem conhecimentos sobre movimentos que foram aprendidos através de: corpo e cultura corporal, através de experiências pessoais, através dos grupos sociais e através dos meios de comunicação.
Na escola os movimentos deverão ser ressignificados e ainda ocorrerão novas aprendizagens.
A escola deve trabalhar com repertório cultural local, novas experiências e experiências vividas.
Nessa idade os alunos estão com grande excitação. É bom também trabalhar atividades que trabalhem a concentração e aos poucos fazer com que eles sejam mais independentes.
Deve-se valorizar as regras.
Nessa faixa de idade não é indicada a especialização.
Conteúdos de Educação Física para o 1º ciclo
Dar preferência a utilização de jogos simples mesclados com atividades expressivas. As dimensões dos conteúdos: atitudinal, procedimental e conceituais.
Critérios de avaliação de Educação Física para o 1º ciclo
Enfrentar desafios corporais.
Participar das atividades respeitando as regras.
Interagir para os colegas sem discriminar.
Ensino e aprendizagem de Educação Física do 2º ciclo
Aprofundamento dos conhecimentos. Aumento da complexidade dos movimentos.
Conteúdos de Educação Física para o 2º ciclo
Aperfeiçoamento dos conteúdos trabalhados no ciclo anterior
Critérios de avaliação de Educação Física para o 2º ciclo
Enfrentar os desafios em situações de jogo
Reconhecer os benefícios da atividade física
Nenhum comentário:
Postar um comentário