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terça-feira, 21 de junho de 2011

2- Questões Coletivo de Autores

11- (SEEDUC RJ/2008) Na perspectiva do Coletivo de autores (1992), a metodologia usada para o ensino da educação física escolar implica um processo que visa a apreensão da realidade por parte do aluno, sendo a aula o espaço/tempo intencionalmente organizado para fazer com que o aluno alcance a percepção da totalidade de suas atividades. Para isso, os autores propõem que a aula se estruture em três fases:
a) primeira, em que os conteúdos e objetivos da unidade são discutidos com os alunos; a segunda em que se avalia o que foi realizado e levantam-se perspectivas para as aulas seguintes
b) primeira, em que ocorre a apreensão do conhecimento; a segunda, que se refere à testagem dos conteúdos e objetivos da unidade; e a terceira, em que se avalia o que foi realizado e levantam-se perspectivas para as aulas seguintes
c) a primeira, que é chamada de motivação; a segunda, de parte principal; e a terceira, volta a calma
d) a primeira,que é chamada de aquecimento; a segunda, de formação corporal; e a terceira, de volta a calma
e) a primeira, em que os conteúdos e objetivos da unidade são expostos aos alunos; a segunda, que se refere a apreensão do conhecimento; e a terceira, em que os alunos são avaliados

12-(SEEDUC RJ/2009) Segundo a perspectiva da cultura corporal proposta pelo coletivo de autores (1993) o treinamento na escola deve:
a)adaptar progressivamente o organismo dos alunos ao esforço
b) ser apreendido como um processo científico de preparação de determinadas atividades
c) possibilitar a construção coletiva de um planejamento que permita a aplicação de cargas constantes e progressivas durante as aulas
d) ser tratado somente no âmbito teórico para evitar a instrumentalização dos corpos
e) ser abolido completamente das aulas, pois se contrapõe aos objetivos da cultura corporal

13-(SEEDUC RJ/2009) De acordo com o coletivo de autores (1993), o conteúdo da dança como possibilidade de resgate da cultura brasileira contribui para:
a) despertar a identidade social do jovem no projeto de construção de sua cidadania
b) desmistificar sua inserção como conteúdo escolar, desenvolvendo o sistema universal de dança (SUD)
c) democratizar a participação de todos e promover a identificação das relações de espaço e tempo
d) priorizar o talento individual a partir do significado dos fundamentos da dança
e) expressar o cunho participativo nos testes de coordenação motora

14-(SEEDUC RJ/2009)  De acordo com o coletivo de autores (1993), ao selecionar os conteúdos das aulas de Educação Física para alunos do 5º ao 7º anos (4º a 6º série) do ensino fundamental, o professor deve priorizar jogos cujo conteúdo implique:
a) a decisão de níveis de sucesso
b) a elaboração de brinquedos
c) a auto organização
d) o emprego do pensamento tático e da técnica
e) o conhecimento sistemático e aprofundado das técnicas e das táticas

15-(Belford Roxo/2002)  Por suas origens militares e médicas e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção do status quo vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da educação física restrigiram os conceitos de corpo e movimento aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção indicam a necessidade de que, além daqueles, se considerem também as dimensões:
a) biológica, psicológica e sociológica, presentes no corpo dos seres humanos, que se movimentam como seres sociais servidores da pátria
b) cultural, social política e afetiva, presente no corpo dos seres humanos, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais servidores da pátria
c) biológico, tecnicista, cultural, social política e afetiva, presente no corpo dos seres humanos, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais servidores da pátria
d) cultural, social política e afetiva, presentes no corpo dos seres humanos, que interagem e se movimentam como cidadãos servidores da pátria
e) cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo dos seres humanos, que interagem e se movimentam como sujeitos sociais e como cidadãos

16-(LIMA, 2010) Historicamente, suas origens militares e médicas e seu atrelamento quase seril aos mecanismos de manutenção do statos quo vigente na sociedade brasileira contribuíram para que tanto a prática como a reflexão teórica no campo da educação física restringissem os conceitos de corpo e de movimento fundamentos de seu trabalho aos seus aspectos
a) sociais e políticos
b) culturais e afetivos
c) fisiológicos e técnicos
d) políticos e culturais
e) históricos e afetivos

17- (LIMA, 2010) Considera-se a dança uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser tida como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra etc.
De acordo com os autores, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso
( ) na dança são determinantes as possibilidades expressivas de cada aluno, o que exige habilidades corporais que, necessariamente, se obtêm com o treinamento
( ) algumas formas de dança utilizam símbolos próprios das culturas a que pertencem, o que as torna de difícil compreensão e interpretação
( ) a escola também pode oferecer outras formas de práticas da expressão corporal, paralelamente a dança, como, por exemplo, a mímica, contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa dos alunos
( ) No ensino da dança é recomendável uma abordagem de totalidade, na qual as diferenças disciplinas podem contribuir, a partir dos diferentes campos do conhecimento
a) F,F,F,F
b) V,V,V,V
c) F,V,V,V
d) F,V,F,V
e) V,V,F,V

18-(LIMA, 2010)  Para Soares et al. (1992), a capoeira sintetiza em seu gestual a luta do Negro por liberdade. Sendo assim, a educação Física brasileira precisa resgatar a capoeira como:
a) esporte de combate
b) esporte, dando-lhe um tratamento técnico
c) os princípios filosóficos implícitos nas artes marciais
d) manifestação cultural, integrada a história e aos movimentos políticos e cultural que a geraram
e) ginástica, a fim de desenvolver as valências físicas

19-(União/2009) Nas aulas de Educação Física devemos trabalhar enfatizando quais princípios pedagógicos?
a) seletividade e psicomotricidade
b) ludicidade e criatividade
c) liderança e competitividade
d) lateralidade e indiferença
e) a confiança e vitória

20-(Santa Catarina/2005)  No terceiro ciclo de escolarização, referenciando Coletivo de autores (1992), o aluno amplia as referencias conceituais do seu pensamento e forma a consciência da atividade teórica. Assinale a alternativa correta. Nesse ciclo de escolarização, deve-se trabalhar jogos que:
a) o conteúdo implique a decisão dos níveis de sucesso
b) o conteúdo implique a elaboração de brinquedos, para jogar em um grupo ou sozinho
c) implique a organização técnico-tática e o julgamento de valores na arbitragem dos mesmos
d) implique jogar tecnicamente e empregar e empregar o pensamento tático
e) não se deve trabalhar com jogos neste ciclo de desenvolvimento, pois os alunos ainda não possuem maturação suficiente

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Referências
LIMA, Alex de. Educação física: mais de 400 questões com gabarito comentado. Rio de janeiro,  Elsevier, 2010.

4 comentários:

  1. olá!!
    Na questão 2o, do coletivo de autores,penso que a alternativa correta é a B,de acordo com o coletivo de autores, pag.67, iten K.

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    1. Obrigado pela observação e desculpe pela demora.
      Estava errado é que eu tinha colocado 2 vezes a letra c, e a resposta correta é a letra "c", aproveitei e dei uma olhada no coletivo agora. confira:
      "Jogos cujo conteúdo implique a organização técnico-tática e o julgamento de valores na arbitragem dos mesmos"

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. A questão 11 está incompleta, fala-se de 3 fases e ela aponta apenas 2. A segunda fase seria a da apreensão, na questão colocaram na alternativa A, o que seria a terceira fase.

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