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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Resumo Educação Física Escolar Go Tani - parte 3

Se houver problemas na aquisição das habilidades básica poderá haver problema na aquisição de movimento mais complexos.
Período de aquisição do movimento:
Nível 1 - primeiras tentativas
Nível 2 - performance imatura
Nível 3 - performance madura

Tentar refinar o movimento antes que a execução seja relativamente madura irá levar a criança para um insucesso.

Padrões fundamentais de movimento:
Locomoção - andar, saltar, correr, trepar, rolar e galopar.
Manipulação - receber, rebater, chutar, driblar, condução de bola e voleio. Relação de um indivíduo com um objeto. Arremesso por cima e por baixo da cabeça.
Equilíbrio - parada de mãos

Andar
Nível 1 - exagerada flexão de quadril e joelho pé abduzidos com toda a planta do pé no chão, pouca extensão de quadril, braços em posição de quarda alta para proteção.
Nível 2 - diminui a flexão de quadril e joelho, braços ao lado do corpo oscilam alternadamente com as pernas, diminui a abdução dos pés.
Nível 3 - dimimui a flexão de quadril e joelho, aumenta a oscilação do braço, calcanhar toca o solo 1º.

Correr
Nível 1 - fase aérea muito curta, apoio com toda a planta do pé, corrida saltada, braços em posição de guarda e pés abduzidos.
Nível 2 - aumento fase aérea, pequena flexão de cotovelo, diminuição da abdução dos pés e corrida menos saltada.
Nível 3 - apoio na ponta do pé, cotovelos flexionados, oscilando na oposição.

Saltar
Salto horizontal
Nível 1 - salta mais para o vertical do que para o horizontal, pouco uso dos braços, pés não saem do chão simultaneamente, pequena flexão de quadril e tornozelos durante a aterrissagem.
Nível 2 - se torna mais horizontal, braços começam a ajudar, aumento na flexão  dos tornozelos e quadris durante a aterrissagem.
Nível 3 - aumenta flexão de tornozelo e quadril durante a aterrissagem, ângulo de impulso de 45º, braços ajudam.

Arremessar
Nível 1 - pés fixos, extensão do braço apenas, plano antero-posterior, tronco se inclina para frente.
Nível 2 - movimentos de braço e tronco no plano horizontal, giro do tronco.
Nível 3 - passo a frente
Nível 4 - braço contra-lateral a perna, arremesso feito através do giro do tronco

Receber
Nível 1 - braços estendidos a frente, flexão de cotovelo levando o que é agarrado ao peito.
Nível 2 - cotovelo levemente flexionados, repetindo a conduta anterior.
Nível 3 -

  • a criança usa o peito como primeiro contato.
  • tenta pegar com as mãos e havendo um erro tenta usar o peito

Nível 4 - a bola é recebida com as mãos apenas.
Nível 5 - a criança muda a base a base estacionária para receber a bola.

Rebater
Estágio inicial - pés estacionários, braços de trás para frente, tronco não gira.
Estágio elementar - giro do tronco, rotação de tronco e quadril, peso no pé da frente.
Estágio maduro - peso no pé de trás, giro de tronco, transferência do peso para o pé da frente.

Chutar - a criança que corre é capaz de chutar.
Estágio 1 - bola de chute perto da bola, sem participação efetiva dos outros membros.
Estágio 2 - maior potência no chute, oscilação da perna de chute, leve oposição do braços.
Estágio 3 - maior arco de oscilação.
Estágio 4 - efetiva flexão de quadril e joelho, tronco atrasado, amplo ajustamento dos braços

Quicar
Estágio inicial - bola contralada com as duas mãos, com a palma das mãos, a bola fica próxima ao corpo, grande variação na altura da bola.
Estágio elementar - bola controlada com as duas mãos, leve inclinação a frente, bola na altura do peito, tapas na bola.
Estágio maduro - pés contra-laterais ao braço, tronco inclinado, bola a altura da cintura.

Desenvolvimento hierárquico de habilidades e o processo de aprendizagem motora: das habilidades básicas às específicas


Andar é o 1º padrão fundamental de movimento (habilidades básica). Até 6 - 7 o desenvolvimento motor da criança se caracteriza pela aquisição, estabilização e diversificação  das hab. motoras, nessa idade alcançam um padrão maduro, após essa idade nada que aprendemos é totalmente novo. Até os 10 a 12 anos refinamento estando aptos para adquirir habilidades específicas, esse fato está relacionado com Período crítico, que é quando as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Período crítico é baseado no estado maturacional. Para aquisição de uma habilidade depende do momento oportuno.
No desenvolvimento motor existe dois processos
Diversificação - aumento da quantidade de elementos do comportamento.
Complexidade - aumento da interação entre os elementos.

Modelos de aprendizagem motora
Circuito aberto - diz que existe um programa motor resultante de um processo de aprendizagem que quando for acionado para uma atividade gera o movimento sem a necessidade de realimentação para gerencia-lo (sem feedback).
Circuito fechado - aceita o uso constante das informações sensoriais para guiar e modificar o movimento (com feedback)

O professo ajuda no feedback do aluno.
Após a execução de movimento:
1- objetivo do movimento
2- resultado do movimento
3- plano motor
4- maneira pela qual o movimento foi executado

Tipos de feedback
Intrínseco - referente as informações recebidas pelo executante.
Extrínseco - informações recebidas por uma fonte externa.

Fases da aprendizagem motora
Segundo Fitts (1995) - inicial (cognitiva), intermediária (associativa) e final (autônoma).
Segundo Adams (1971) - verbal-motora e motora.

Desenvolvimento cognitivo e suas implicações na atividade motora
Aprendizagem do movimento - processo que leva a melhoria da capacidade de se mover.
Aprendizagem pelo movimento - processo utilização do movimento para conhecer a si mesma e o mundo que a rodeia.

Manutenção da postura bípede, oposição entre polegar e indicador e linguagem são elementos que caracterizam a espécie humana.

Tem papel no desenvolvimento cognitivo: lateralidade, imagem corporal, eficiência postural e de locomoção, percepção auditiva, visual e táctil.

Input - informações de entrada
Output - informações de saída

Processamento de informações sistema nervoso central:
Perceptivo - lida com informações de entrada
Decisório - elaboração da decisão
Efetor - enviar informações de saída

Códigos de movimento - representação interna de como fazer algum movimento.
Códigos de imagem - representação interna com correspondência com a experiência sensorial.
Códigos de símbolos - representação interna de acordo com relações arbitrárias.
Códigos de representação - memória.
Memória pode ser: memória de curto prazo e longo prazo.

Mudanças no desenvolvimento motor podem ser relacionadas a estrutura física (hardware) ou do desenvolvimento cognitivo (software).

Adaptação é um fator de equilíbrio entre a assimilação e acomodação.

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