Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Resumo Educação Física Escolar Go Tani - parte 4

Estágios de desenvolvimento Piaget
Sensoriomotor - (pré-verbal 0 a 2 anos) conhecimento prático.
Pré-operacional - (2 a 7 anos) início da linguagem, função simbólica e da representação, jogo simbólico.
Operações concretas - (7 a 11 anos)Ex: pede-se a criança busque um espaço.
Operações formais (inicia aos 12 anos) raciocinar através de hipóteses, operações hipotético-dedutivas. Ex: se A é igual a B, por reciprocidade B é igual a A. Ex¹Pede-se para que a criança busque e analise o melhor espaço.

Com relação a memória o todo é maior que a soma das partes.

Sequência de tipos de aprendizagem:
Aprendizagem de sinais
Aprendizagem do tipo de estímulo
Aprendizagem em cadeia motora
Aprendizagem de associações verbais
Aprendizagem de discriminações múltiplas
Aprendizagem de conceitos
Aprendizagem de princípios
Resolução de problemas

Toda performance habilidosa é mental

Desenvolvimento afetivo social e suas implicações na educação física
Existe pelo menos 2 maneras para entender uma atitude agressiva:
Observar linguagem e motricidade.
Observar aspectos subjetivos, emoções sensações...

São exemplos de fatores ambientais que afetam o comportamento infantil, nutrição e privações sensoriais.

Componentes de análise de vida interna
Perceptual - a maneira de perceber a si mesma.
Conceitural - conceito que faz das distintas características.
Atitude - está relacionada aos sentimentos.

Grupos socias
Grupos primários - grupo familiar
Grupo secundário - colegas de clube
Grupos terceários - pessoa no ônibus
Interação interna - elementos do grupo interagem entre si
Interação externa - interagem com outros grupos

A liderança pode ser: positiva - quando trabalha conjuntamente com os membros ou negativa quando não da abertura para que sejam tomadas outras conclusões.

Competição pode ser:
Pura - mínimo de restrições/ limitada - só uma face das habilidades individuais
Absoluta - só um ganhador/ relativa - haverá mais ganhadores
Pessoal - competidores se defrontam/ impessoal - competidores não se defrontam diretamente
Criativa envolve muita gente/ não criativa - quando tem poucos
Direta - confronto cara a cara/ Indireta - torcedores
Com relação a competição - não podemos elimina-la e nem ressalta-la, mas orienta-la para promover melhor relacionamento humano.

Conflito:
Total - toda a sociedade é envolvida/ parcial - envolvimento de um segmento da sociedade.
Externo - acontece em situações grupais/ interno - ocorre dentro do mesmo grupo.
Real - tem um propósito definido/ irrereal - se dá por um sentimento generalizado que pode tomar rumos desconhecidos.
Questões positivas do conflito:
1- fixar fronteiras grupais
2- pode contribuir uma estabilidade do grupo
3- iniciar outras formas de interação

Cooperação pode gerar fatores negativos - falta de iniciativa, dependência e a não-compromisso com os objetivos.

<< ANTERIOR      INÍCIO >>


Um comentário: