Atividade cerebral e comportamento
Toda atividade cerebral é mantida graças a três unidades: reguladores do tônus, sono/ vigília e estados mentais; obter processar e armazenar informações; programar regular e verificar a atividade mental.
Origens para modificação da atividade formação reticular:
Metabólica
Estímulos externos
Formação de intenções e planos
As funções de recepção, análise e armazenamento de informações são realizadas por estruturas que ficam na lateral e superfície do córtex cerebral.
Zonas primárias - projeção (receptores periféricos)
Zonas secundárias - associação (organização das informações)
Zonas terciárias - sobreposição (integração)
Os hemisférios cerebrais apresentam propriedades diferenciadas.
A atividade cerebral pode ser modificada através do componente motivacional, metabolismo, componentes externos e planos internos.
Crescimento físico e desenvolvimento fisiológico: base de sustentação da atividade motora
Crescimento - aumento no número ou tamanho das células.
Desenvolvimento - transformações funcionais que ocorrem nas células.
Hormônios que exercem influência sobre o crescimento: hormônios gonadais (impulso sexual e caracteres sexuais), GH (crescimento ósseo e síntese proteica), e tireoidianos, que são controlados pelo hipotálamo e hipófise.
Fatores ambientais também podem influenciar o desenvolvimento.
Nutrientes são muito importantes para o desenvolvimento e crescimento e são divididos em: bio-reguladores (vitaminas e minerais), plásticos (proteínas) e energéticos (carboidratos e lipídeos).
Para determinação da maturidade biológica pode ser aferido: idade óssea, dentição e estágio pubertário.
Estirão de crescimento inicia aos 11 anos em meninas e 14 anos em meninos, após o estirão o organismo pode ser considerado adulto. Entre o 4 e 5 período ocorre a menarca das meninas e o fim do estirão em ambos os sexos.
Estágios pubertários
1 pré-pubertário - priorizar atividades perceptivo-motoras
2 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
3 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
4 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
5 pós-pubertário
Com base em estudos:
a velocidade de corrida depende maís do estágio pubertário, as meninas tem sua performance estabilizada por volta dos 14 anos - os meninos continuam a se desenvolver.
As crianças são menos aptas para performances físicas do que adultos, melhoram muito a performance a partir da puberdade.
O processo de desenvolvimento motor
Padrão de mudanças: maturação, características individuais e experiências.
As mudanças no desenvolvimento motor são causadas: mudanças biomecânicas (crescimento físico), maturação neurológica e desenvolvimento cognitivo.
Sequencia de desenvolvimento da criança
1º A sequência é a mesma para todos só a velocidade que varia.
2º Ligação entre o que se está aprendendo e as mudanças futuras.(habilidades básicas)
3º Todo o conjunto de mudanças reflete mudanças em direção a uma maior capacidade de controlar movimentos.
Taxionomia do domínio motor (Harrow,1983)
Movimentos reflexos - repostas involuntárias e automáticas, visam a sobrevivência.
Habilidades básicas - atividades voluntárias que permitem a locomoção e manipulação serve de base para habilidades futuras como andar.
Habilidades perceptivas -
Capacidades físicas - melhora força, flexibilidade.
Habilidades específicas - atividades mais complexas com objetivos específicos, ex chute futebol.
Comunicação não-verbal - atividade mais complexas a qualidade dos movimentos permite a expressão.
Sequência de desenvolvimento motor
Movimentos determinados culturalmente - a partir de 12 anos
Mombinação de movimentos fundamentais - 7 a 12 anos
Movimentos fundamentais - 2 a 7 anos
Movimentos rudimentares - 1 a 2 anos
Movimentos reflexos - vida intra uterina a 4 meses após o nascimento
Para dominar habilidades esportivas é necessário experiências com habilidades básicas.
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Toda atividade cerebral é mantida graças a três unidades: reguladores do tônus, sono/ vigília e estados mentais; obter processar e armazenar informações; programar regular e verificar a atividade mental.
Origens para modificação da atividade formação reticular:
Metabólica
Estímulos externos
Formação de intenções e planos
As funções de recepção, análise e armazenamento de informações são realizadas por estruturas que ficam na lateral e superfície do córtex cerebral.
Zonas primárias - projeção (receptores periféricos)
Zonas secundárias - associação (organização das informações)
Zonas terciárias - sobreposição (integração)
Os hemisférios cerebrais apresentam propriedades diferenciadas.
A atividade cerebral pode ser modificada através do componente motivacional, metabolismo, componentes externos e planos internos.
Crescimento físico e desenvolvimento fisiológico: base de sustentação da atividade motora
Crescimento - aumento no número ou tamanho das células.
Desenvolvimento - transformações funcionais que ocorrem nas células.
Hormônios que exercem influência sobre o crescimento: hormônios gonadais (impulso sexual e caracteres sexuais), GH (crescimento ósseo e síntese proteica), e tireoidianos, que são controlados pelo hipotálamo e hipófise.
Fatores ambientais também podem influenciar o desenvolvimento.
Nutrientes são muito importantes para o desenvolvimento e crescimento e são divididos em: bio-reguladores (vitaminas e minerais), plásticos (proteínas) e energéticos (carboidratos e lipídeos).
Para determinação da maturidade biológica pode ser aferido: idade óssea, dentição e estágio pubertário.
Estirão de crescimento inicia aos 11 anos em meninas e 14 anos em meninos, após o estirão o organismo pode ser considerado adulto. Entre o 4 e 5 período ocorre a menarca das meninas e o fim do estirão em ambos os sexos.
Estágios pubertários
1 pré-pubertário - priorizar atividades perceptivo-motoras
2 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
3 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
4 pubertário - priorizar hábitos saudáveis frente a atividade física
5 pós-pubertário
Com base em estudos:
a velocidade de corrida depende maís do estágio pubertário, as meninas tem sua performance estabilizada por volta dos 14 anos - os meninos continuam a se desenvolver.
As crianças são menos aptas para performances físicas do que adultos, melhoram muito a performance a partir da puberdade.
O processo de desenvolvimento motor
Padrão de mudanças: maturação, características individuais e experiências.
As mudanças no desenvolvimento motor são causadas: mudanças biomecânicas (crescimento físico), maturação neurológica e desenvolvimento cognitivo.
Sequencia de desenvolvimento da criança
1º A sequência é a mesma para todos só a velocidade que varia.
2º Ligação entre o que se está aprendendo e as mudanças futuras.(habilidades básicas)
3º Todo o conjunto de mudanças reflete mudanças em direção a uma maior capacidade de controlar movimentos.
Taxionomia do domínio motor (Harrow,1983)
Movimentos reflexos - repostas involuntárias e automáticas, visam a sobrevivência.
Habilidades básicas - atividades voluntárias que permitem a locomoção e manipulação serve de base para habilidades futuras como andar.
Habilidades perceptivas -
Capacidades físicas - melhora força, flexibilidade.
Habilidades específicas - atividades mais complexas com objetivos específicos, ex chute futebol.
Comunicação não-verbal - atividade mais complexas a qualidade dos movimentos permite a expressão.
Sequência de desenvolvimento motor
Movimentos determinados culturalmente - a partir de 12 anos
Mombinação de movimentos fundamentais - 7 a 12 anos
Movimentos fundamentais - 2 a 7 anos
Movimentos rudimentares - 1 a 2 anos
Movimentos reflexos - vida intra uterina a 4 meses após o nascimento
Para dominar habilidades esportivas é necessário experiências com habilidades básicas.
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