Fatores determinantes na seleção de conteúdos
- Especificidade da área
Movimento é o componente mais forte da Educação Física.
- Especificidade do grupo
O conteúdo deve-se adequar ao aluno.
- Interesse e aplicabilidade social
O conteúdo deve estar ligado ao cotidiano do aluno.
- Reais condições de trabalho na escola
Avaliação
Avaliação tradicional tem fins classificatórios e seletivos. A avaliação deve ser sobre conhecimentos de ordem teórica, não significa necessariamente que se deva realizar provas.
Piaget
1-Fase sensório-motora (0 -2 anos)- conhecimento prático das coisas, saber fazer que permite ao indivíduo interagir com o meio.
2- Fase pré-operatória (2 - 7 anos)- fase da representação mental (símbolo), surgimento da linguagem.
3-Fase operações-concretas (7 - 11 anos)- seriação, classificação e correspondência através da manipulação de objetos.
4- Fase operações formais (12 anos em diante)- inteligência hipotética-dedutiva.
Jovem é o principal pela formação do seu próprio conhecimento.
Assimilação - contato com coisas.
Acomodação - é o ajuste as características do objeto.
A inteligência é definida em dois aspectos; organização e adaptação.
O conhecimento é uma elaboração pessoal que se constrói pela sucessão de etapas.
As contradições equivalem a desequilíbrios momentâneos causados pela falta do estado anterior do sujeito diante da situação apresentada que são compensadas pelo organismo e o resultado é uma nova forma de equilíbrio melhor que a anterior.
A regulação consiste em compensar um desequilíbrio. Para reforçar a ação temos o feedback positivo e para corrigir a ação temos o feedback negativo.
Cada ação motora é única e contém um elemento novo, elas são fonte de conhecimento entretanto necessariamente não são conscientes, pois quanto mais aumenta a idade menos consciência o indivíduo exerce sobre suas ações automatizadas. Fazer é sempre causador de conhecimento. Aprender algo equivale a elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto de aprendizagem.
A ação motora pode ser: repetida, revertida, anulada ou compensada.
Reversibilidade é o ponto de chegada do pensamento operatório.
Para Le Bouch as praxias são movimentos estabelecidos em função de um resultado.
Para o estudo do movimento é preciso analisar as reações motoras mediante a avaliação das características humanas, do indivíduo e de uma cultura.
Os conteúdos escolares são selecionados levando em consideração não apenas seu caráter científico mas também sua dimensão cultural, social e de produtos representativos da cultura.
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Referências
MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
- Especificidade da área
Movimento é o componente mais forte da Educação Física.
- Especificidade do grupo
O conteúdo deve-se adequar ao aluno.
- Interesse e aplicabilidade social
O conteúdo deve estar ligado ao cotidiano do aluno.
- Reais condições de trabalho na escola
Avaliação
Avaliação tradicional tem fins classificatórios e seletivos. A avaliação deve ser sobre conhecimentos de ordem teórica, não significa necessariamente que se deva realizar provas.
Piaget
1-Fase sensório-motora (0 -2 anos)- conhecimento prático das coisas, saber fazer que permite ao indivíduo interagir com o meio.
2- Fase pré-operatória (2 - 7 anos)- fase da representação mental (símbolo), surgimento da linguagem.
3-Fase operações-concretas (7 - 11 anos)- seriação, classificação e correspondência através da manipulação de objetos.
4- Fase operações formais (12 anos em diante)- inteligência hipotética-dedutiva.
Jovem é o principal pela formação do seu próprio conhecimento.
Assimilação - contato com coisas.
Acomodação - é o ajuste as características do objeto.
A inteligência é definida em dois aspectos; organização e adaptação.
O conhecimento é uma elaboração pessoal que se constrói pela sucessão de etapas.
As contradições equivalem a desequilíbrios momentâneos causados pela falta do estado anterior do sujeito diante da situação apresentada que são compensadas pelo organismo e o resultado é uma nova forma de equilíbrio melhor que a anterior.
A regulação consiste em compensar um desequilíbrio. Para reforçar a ação temos o feedback positivo e para corrigir a ação temos o feedback negativo.
Cada ação motora é única e contém um elemento novo, elas são fonte de conhecimento entretanto necessariamente não são conscientes, pois quanto mais aumenta a idade menos consciência o indivíduo exerce sobre suas ações automatizadas. Fazer é sempre causador de conhecimento. Aprender algo equivale a elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto de aprendizagem.
A ação motora pode ser: repetida, revertida, anulada ou compensada.
Reversibilidade é o ponto de chegada do pensamento operatório.
Para Le Bouch as praxias são movimentos estabelecidos em função de um resultado.
Para o estudo do movimento é preciso analisar as reações motoras mediante a avaliação das características humanas, do indivíduo e de uma cultura.
Os conteúdos escolares são selecionados levando em consideração não apenas seu caráter científico mas também sua dimensão cultural, social e de produtos representativos da cultura.
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Referências
MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2008.
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