Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2012

Resumo Introdução ao Lazer - parte 1

O lazer nasce na Grécia?
Na Grécia Antiga o tempo livre ganhava importância não apenas como puro ócio, mas  como oportunidade de crescimento espiritual.
Somente quem possui tempo livre é livre.

O lazer teria surgido em Roma?
Desenvolveu-se uma preocupação com a diversão da população em geral. Para a elite eram aplicadas atividades reflexivas e ao resto da população atividade de alienação, ex: política do pão e circo.

O lazer apareceu na idade média?
Com o levante do puritanismo e das idéias reformistas, promovidas pela fundação das igrejas protestantes, a ideia do trabalho como algo fundamental ganhou muita força. O não-trabalho passa a ser considerado inimigo do trabalho. Tanto o trabalho  quanto o não trabalho são importantes.

Lazer na modernidade
Com o crescimento das indústrias a jornada de trabalho aumentou muito, 12 a 16 horas, então as elites viram que era muito importante controlar a população e seus momentos de lazer e lucrar com venda do espetáculo.
Concepção burguesa - lutava contra as reivindicações operárias de tempo livre e lazer, posteriormente passou a ver o lazer como um estímulo ao consumismo e restauração das forças de trabalho.
Concepção marxista - o lazer é construção coletiva.

O trajeto brasileiro do lazer
Recreação - influência norte-americana
Lazer - influência européia

PRÓXIMO >>

Referências
MELO, Victor Andrade de; ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond.Introdução ao ao lazer. Barueri: Manole, 2003.





Nenhum comentário:

Postar um comentário