Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

2- Questões PCN

-->
11-(Lima/2010) A padronização de modelos de beleza, desempenho, saúde e alimentação impostos pela sociedade de consumo contribui para a cristalização de conceitos e comportamentos estereotipados e alienados, tornado a discussão, a reflexão e a relativização de conceitos e valores uma permanente necessariedade. A Educação Física é responsável por abrir esse espaço de produção de conhecimento no ambiente escolar. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais  têm como proposta que o processo de ensino-aprendizagem, nos ciclos finais do ensino fundamental, considere simultaneamente três elementos:
a) a individualidade, a unidade e as valências múltiplas
b) a pessoalidade, a dependência ao grupo e as aprendizagens múltiplas
c) o individualismo, o grupo social e as valências específicas
d) a impessoalidade, a autonomia e as aprendizagens múltiplas
e) a diversidade, a autonomia e as aprendizagens específicas

12-(Lima/2010) As  práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional são denominadas:
a) jogos
b) esporte
c) lutas
d) ginásticas
e) nenhuma das anteriores

13-(Lima/2010) Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é tarefa da Educação Física Escolar garantir aos alunos:
a) aprendizados esportivo especializado
b) valorização e seleção daqueles mais aptos fisicamente
c) conhecimento prioritário sobre sua saúde e estética corporal
d) padronização de rendimento motor sem qualquer distinção
e) acesso às práticas da cultura corporal de movimento

14-(Lima/2010) Os PCNs consideram que a avaliação do processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental:
a) seja apenas de conhecimento do professor
b) avalie o aluno por meio somente de testes de força
c) considere os aspectos biofisiológicos
d) dimensione os avanços e as dificuldades
e) deva esperar o mesmo resultado de todos

15-(Lima/2010) De acordo com os PCNs, os critérios de seleção dos conteúdos de educação Física para o terceiro e quarto ciclos são:
a) relevância social, características dos alunos e características da própria área
b) relevância dos professores, características dos professores e características da escola
c) relevância do projeto político, características do espaço físico e do material existente
d) relevância social, características dos alunos e exigência dos pais
e) exigência dos pais, estilo do professor e características da escola

16-(Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais preconizam que os alunos sejam capazes de reconhecer, mediante a percepção do próprio corpo, as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como:
a) excesso de excitação, estresse e arritmia cardíaca, efetuando um controle ergométrico periódico
b) excesso de excitação, cansaço e elevação de batimentos cardíacos, efetuando um controle dessas sensações de forma autônoma e com o auxílio do professor
c) excesso de sudorese, fadiga muscular, taquicardia e bradicardia, efetuando um controle dessas sensações de forma eficiente
d) estresse, fadiga muscular, taquicardia e bradicardia, efetuando um controle ergométrico periódico
e) estresse, fadiga muscular, taquicardia e bradicardia, efetuando um controle dessas sensações por meio de controle ergométrico periódico

17-(Lima/2010) Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica os seguintes aspectos fundamentais
a) das forças físicas, das morais e psícquicas
b) da inclusão, da diversidade e das forças físicas
c) da diversidade, das morais e psíquicas
d) da inclusão, da diversidade e categorias de conteúdos
e) da diversidade, categorias de conteúdos e das morais

18-(Lima/2010) Buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Os PCNs trazem no seu documento de Educação Física uma proposta que visa:
a) ao aluno com condicionamento físico elevado
b) ao tratamento exclusivamente técnico
c) à individualidade e não diversificar a prática pedagógica
d) a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área
e) todas as alternativas estão corretas

19-(Lima/2010) Predominantemente, os conceitos de beleza e estética divulgados pela mídia induzam a padrões estereotipados. Em sua prática docente, o professor de Educação Física deve estimular o aluno a:
a) conhecer a diversidade de padrões de beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais
b) praticar atividades físicas fundamentadas no senso comum existente nos diferentes grupos sociais
c) praticar atividades físicas fundamentadas na cultura popular
d) conhecer e cultivar o corpo perfeito e estrutural
e) conhecer e valorizar o corpo perfeito e escultural

20-(Lima/2010) Analise os objetivos dos PCNs de 6º ao 9º ano descritos a seguir
I- Reconhecer a importância da prática dos desportos olímpicos para a representação nacional, criando condições para o conhecimento e a prática dos mesmos, assim como a descoberta de novos talentos nos desportos.
II- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação
III- Promover atividade física voltada para a saúde, preparando o indivíduo para o envelhecimento, incrementando as bases fisiológicas do exercício, apoiando as atividades desportivas e o treinamento em bases científicas
IV- Desenvolver o conhecimento ajustando de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania
V- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao pais
Assinale a opção que indica os objetivos verdadeiros
a) I- III- V
b) II- III- IV
c) I- IV- V
d) II- IV- V
e) todas as alternativas estão corretas

--> << GABARITO >>

Referências
LIMA, Alex de. Educação física: mais de 400 questões com gabarito comentado. Rio de janeiro,  Elsevier, 2010.


6 comentários: