Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

III- Abordagens da Educação Física

Crítico-superadora Soares, Taffarel, Castellani, Bracht, Escobar (92)
Foco está na justiça social baseada em ideais Marxistas e Neomarxistas ;
Trabalha o resgate histórico e contextualização;
A produção humana expressa uma determinada fase e que houve mudanças ao longo do tempo;

A pedagogia crítico superadora é:
Diagnóstica- pretende ler os dados da realidade;
Judicativa- julga os elementos da sociedade a partir de uma ética que representa uma camada da sociedade;
Teleológica- busca uma direção;

Ela é entendida também como sendo um projeto político-pedagógico:
Político- pois direciona propostas de intervenção em um determinado caminho;
Pedagógica- porque possibilita uma reflexão sobre a ação dos homens na realidade;

Prega a confrontação com o senso comum;
Globalidade do conteúdo;

Ponto negativo
Não conseguiu implementar uma proposta didático-pedagógica.

<< ANTERIOR     PRÓXIMO >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário